domingo, 10 de janeiro de 2010

O líder


O líder precisa ter vontade e energia para enfrentar novos desafios. Necessita, ainda, possuir confiança nas suas habilidades, na sua criatividade, no conhecimento da área em que atua (alguém com baixa auto-estima, não pode ser líder). E, também, precisa ser flexível para mudar com facilidade.

O líder precisa desafiar, colocando sempre em questão os processos para fazer com que cada um dê o máximo de si.

Os líder deve ter espírito pioneiro, para experimentar novos caminhos, encorajar a inovação e também incentivar pessoas para que lhe apresentem boas idéias.

O líder deve demonstrar
entusiasmo por aquilo que ele faz e pelas conquistas da equipe. A pessoa desanimada ou que não incentiva nem reconhece o progresso de sua equipe, não inspirando ninguém e não comemorando os resultados, pode ser gerente, jamais líder!

O líder precisa detectar e desenvolver os talentos que encontra na equipe, incentivando e descobrindo em que atividade cada um se encaixa melhor. A pessoa que contrata um funcionário e acha que ele já está "pronto", não precisando se engajar em um processo contínuo de desenvolvimento, não é líder. E também não é líder aquele que acha que um funcionário deve jogar em toda e qualquer posição. Não! Um líder precisa ter a capacidade de colocar a pessoas certas nos lugares certos e incentivar, sempre, o progresso e o desenvolvimento pessoal e profissional de cada liderado.




Um comentário:

Anônimo disse...

Muita coisa para um ser humano, tem que ter isso e aquilo a mais naquilo e ainda naqueloutro. Coitado do líder ele existe? Tem tanta competência assim?

Não estou denegrindo, mas apenas mostrar que:

O líder deve ser sentido, percebido no olhar das pessoas, na atitude. Não eleito pelo voto, mas pelos comentários no corredor, na atenção silenciosa que os outros ficam para ouvi-lo. Enfim ach o que a palavra é Carisma.