A tecnologia é boa ou má?
Devemos falar de assuntos relacionados a pessoas, em um blog cujo propósito seria tecnologia?
Inicialmente, consideremos que as empresas, e os lares, e as cidades, e o mundo de uma forma geral, não são feitos de tecnologia, mas de pessoas.
Tire as pessoas de uma empresa e não lhe resta mais nada!
E muitas vezes a tecnologia é colocada à frente das próprias pessoas. Ou, até mesmo, contra elas.
Participei um evento tecnológico em São Paulo (que seria sobre tecnologias wireless) e fiquei impressionado ao constatar que todas as apresentações eram voltadas a sistemas para controle de empregados!
Pontos eletrônicos sofisticados interligados a crachás por tecnologias sem fio; painéis mímicos que "transformam" seres humanos em pontinhos iluminados (azuis, se o empregado está em sua escrivaninha; ou vermelhos, se estiver fora dela); rastreadores de funcionários por GPS ou por triangulação de sinais de celular; sistemas de controle de veículos, para que se saiba exatamente por onde o empregado está dirigindo em determinado momento; sistemas para saber quais números de telefone o funcionário ligou (ou que ligações recebeu) durante o horário de expediente; e assim por diante...
Tecnologias a serem implantadas por pessoas, para vigiar e controlar pessoas.
Pessoas estas (os empregados) que, a princípio (penso eu!) foram consideradas por alguém como "pouco confiáveis"; pois do contrário, não se precisaria de tanto controle!
Então, pergunto: por que manter, no quadro funcional, pessoas que são vistas como sendo "pouco confiáveis"? Ou será que já se acha que pessoas confiáveis não existem de vez?
E o impressionante foi constatar a naturalidade com que as apresentações eram feitas! Tudo aquilo sendo encarado como absolutamente normal!
Fiquei pensando: será que essas pessoas só se posicionam como "vendedoras" desse tipo de tecnologia, mas não imaginam que essa mesma tecnologia irá, um dia, ser usada nelas próprias? E será elas gostariam de ser controladas e vigiadas desse modo?
Fiz essa pergunta para alguém que estava ao meu lado. Alguém que não se importou com o meu questionamento, continuando a anotar freneticamente tudo o que era dito lá na frente...
Por tudo isso, entendo que a resposta à pergunta feita no início deste post é:
Sim! Em um blog sobre tecnologia não podemos deixar de falar de pessoas. E das opções que as pessoas fazem. E dos critérios que as pessoas usam. E dos valores pelos quais as pessoas prezam...
Boa ou má é a utilização que
as pessoas
fazem dela!
2 comentários:
falou nada
Mas você leu. E comentou.
Para mim isso já é suficiente.
Obrigado!
Postar um comentário