Opinião: o resgate da comunicação no trabalho
Com o avanço das TICs, parece que aqueles que trabalham em escritórios têm ficado cada vez mais distantes, uns dos outros.
A maior interação, hoje, é a da pessoa-máquina, não mais a da pessoa-pessoa. Estar à frente de um computador é que passou a ser, para alguns, sinal de "trabalho eficiente". Mas sabemos que isso não significa, necessariamente, produção; quanto menos, produção com qualidade!
O fato é que, no trabalho, passamos a nos comunicar menos, frente à frente. E as pessoas passaram a detestar as reuniões, até porque estas, pela própria característica dessa nossa sociedade pós-moderna, passaram a ser mais superficiais, menos objetivas e, portanto, mais desinteressantes e mais cansativas.
As novas gerações, embora mais informatizadas (e exatamente por este mesmo motivo!) perderam o hábito de irem a fundo nas questões mais importantes: bastam-lhes, hoje, três cliques de informação e já se consideram experts em determinado assunto.
É necessário que nos informatizemos e que nos modernizemos. Mas também é preciso que resgatemos o método filosófico de irmos até os últimos "por quês" das coisas. Precisamos voltar a saber argumentar, com grande conhecimento e competência; pois, do contrário, seremos sempre conduzidos e, assim, entregaremos aos outros a nossa capacidade de escolher entre o que é bom e o que é melhor para nós mesmos!
Mas, como podemos viabilizar esse resgate?
Buscando conhecer tudo mais a fundo; e procurando, frente à frente, interagir e SE COMUNICAR mais!
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