quarta-feira, 21 de março de 2007

Vamos explicar o inexplicável?

Particularmente, entendo que essa Web 2.0, da maneira como está sendo colocada, é o que pode se chamar de “conversa para boi dormir!”.

Na verdade, ela não é nada mais nada menos do que aquilo que já está por aí! Portanto, tem um forte cheiro de interesse por parte de alguém (correção: “alguéns!”) com o propósito de beneficiar-se financeiramente, lançando um conceito como se fosse algo novo!

E, ainda por cima, o conceito lançado por esses falsos profetas (que tentam dizer que a Web 2.0 é maior que o Apocalipse!) é em geral mal compreendido. Assim, muita gente tem confundido “sites colaborativos” com o que tem sido chamado de “Web 2.0”.

Vou tentar discorrer sobre a diferença, valendo-me, para isso, de dois exemplos:

Exemplo Um: o sistema de buscas do Google não é colaborativo, mas sem dúvida é Web 2.0, pois usa as funcionalidades da rede para estabelecer a relevância das informações e indicar sites que satisfaçam as necessidades que quem está buscando algo.

Vou até arriscar um conceito:
serviços são caracterizados como sendo “Web 2.0”
quando utilizam a “inteligência coletiva” proporcionada pela rede
para agregar valor ao usuário
(e, para isso, veja que não é necessária a
participação direta do usuário nesse processo!).

Exemplo Dois: cada vez que alguém acessa uma informação neste blog, ou clica em um link que está em algum texto postado aqui, pode produzir uma estatística extremamente útil para os administradores do blog. Estes então podem, por exemplo, passar a se concentrar nos assuntos que têm mais interessado os leitores. A “inteligência coletiva”, nesse caso, é o simples acesso, dos usuários do blog, a cada post ou link que aqui estão!

Mas esses conceitos se inter-relacionam, pois alguns sites colaborativos (do tipo delicio.us), bem como redes sociais (como o Orkut), também utilizam a “inteligência coletiva”, quando os usuários produzem e organizam ali todo o conteúdo disponibilizado!
Alguém mais pensa assim?

Hoje, fiquei mais satisfeito ao constatar que não estou sozinho nesse meu entendimento de que “Web 2.0” não passa de uma jogada de marketing. Fiz uma busca e encontrei alguns textos interessantes, de pessoas que concordam comigo. Aqui estão eles:

Zeldman

456 Berea St

Bruno Torres

iCite

Shaw

vanderwal

Read/Write Web

Criticism na Wikipedia

fechaTag

frase – carreirasolo

Uma última observação: por favor, não se sinta culpado por ter acreditado nesse treco. Eu também cheguei a cair nessa (assim como muitos outros!)!!!

Nenhum comentário: