domingo, 18 de março de 2007

Inovar na maneira de inovar

É necessário que as empresas de base tecnológica possuam um processo sistemático de P&D, mas isso não é suficiente, pois o processo em si precisa estar sempre se adaptando.

Nos últimos anos, com o maior acesso da população às novas tecnologias de informação e telecomunicação, só não está bem informado quem não quer. E, assim sendo, a vantagem competitiva deixou de orbitar puramente em torno da informação.

Inovar passou a ser fundamental para o sucesso empresarial. E, para que esse processo ocorra, uma organização precisa mais do que prover aos funcionários cursos de reciclagem e acesso à Internet.


Primeiramente, é preciso comunicar. Hoje, grande parte das empresas provê telecomunicação a seus empregados (Internet, telefonia, etc); entretanto, nem sempre a comunicação dentro da companhia flui facilmente, como deveria. Muitas vezes, a alta administração estabelece estratégias que acabam não chegando ao conhecimento das áreas operacionais. Em outras ocasiões, estas não conseguem transmitir suas necessidades às camadas mais elevadas da hierarquia.

Em segundo lugar, o estímulo à interdisciplinariedade passou a ser crucial, seja através da abordagem de um determinado problema por profissionais de diferentes setores da empresa, ou pela interação desta com outras companhias, institutos de pesquisa & desenvolvimento e universidades. E, melhor ainda, é quando nesse esforço forem "misturados" profissionais das áreas técnicas (cujo hemisfério cerebral predominante é o esquerdo), com aqueles das áreas mais artísticas (predominância do hemisfério direito).

Em terceiro lugar, é preciso que haja, na empresa, um clima propício à inovação. E isso, em geral, é o mais difícil de se conseguir, pois é comum encontrarmos gestores que estão simplesmente preocupados com a redução dos custos e com o aumento dos resultados; e, muitas vezes, não percebem que a médio prazo podem estar fora do mercado, se o processo de P&D não for devidamente estimulado, hoje.

Em quarto lugar... Bem, em quarto lugar... Sei lá! Pois, como este que vos digita disse acima, para se conseguir atualmente vantagem competitiva é preciso até mesmo inovar na maneira de inovar!

Há 15 anos, muito do que se falava nos programas de qualidade e produtividade era visto com descrença absoluta pela alta administração de algumas empresas. Hoje, foram absorvidos e passaram a ser rotina nas organizações.

Atualmente, muitos empresários ainda enxergam o processo de P&D empresarial com descrença, entendendo que eles somente implicam em custos que nem sempre conduzem aos resultados esperados. Mas chegará o dia em que esse processo também estará plenamente absorvido e entendido como imprescindível para a sobrevivência empresarial!

É apenas uma questão de tempo...


Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Marcos

A criatividade está para o ser humano como a felicidade está para a produtividade no trabalho tal como o "ar para os pulmões".

A interdisciplinaridade caracteriza um processo dinâmico, integrador e, sobretudo, dialógico, entre áreas funcionais, campos de saber, enfatizando pontos de convergência: diria mais “são sistemas que se conversam”, portanto que se comunicam.

Esta vinculação é histórica na humanidade e não apenas em processos da Administração de Empresas ou de outras profissões.

Hoje se fala em holismo ou coisa parecida, não à toa, nas ciências, na filosofia, sociologia, dentre outras disciplinas, como fator paradigmático.

Por outro lado, com todo o progresso tecnológico, por problemas de ordem clínica, ainda nos deparamos com pessoas descrentes, céticas, egóicas, que denigrem o que não seja material ou financeiro, os quais constituem entraves às ações de interesse social ou de cidadania.

Como conciliar tudo isto não importa e sim buscar sempre o desenvolvimento das pessoas com base num olhar / enfoque na realização pessoal, observando áreas de interesse de cada um, suas competências individuais, sempre baseadas no vivido das pessoas e não em padrões materialistas, centralizadores e predadores, ausentes de valores humanos ou ética.

Parabéns

Eurico Maranhão