quinta-feira, 22 de março de 2007

A tecnologia e as conquistas empresariais

De tempos em tempos modificam-se os fatores preponderantes para o sucesso dos empreendimentos empresariais. Já se foi a época em que a atenção primordial dos executivos estava centrada simplesmente nas unidades de produção das empresas e o objetivo principal era o de produzir mais pelo menor preço, e assim colocar o produto em um mercado regido preferencialmente pela demanda.
Com a evolução do processo de produção e venda, percebeu-se a importância da sofisticação da gestão financeira das empresas, como meio de alavancar - e até sustentar - a rentabilidade dos empreendimentos. Esta segunda fase marcou profundamente o segmento produtivo brasileiro. Os períodos de elevada inflação que vivemos no passado, transfiguraram nossas empresas em entidades de forte orientação financeira.

Paralelamente, nas economias mais capitalistas, alterações profundas aconteciam nos mercados de consumo, tornando-os mais sofisticados e globalmente regidos pela oferta. A conquista do consumidor tornou-se o foco das atenções e as empresas investiram na consolidação de políticas de marketing. Foi a vez dos chamados "estrategistas de marketing" introduzirem na linguagem dos negócios, conceitos como "guerra de mercado" e "diferenciação de produtos". Mas o ambiente das empresas continuou mudando em todo o mundo, com o surgimento de novas tecnologias e sua incorporação nos negócios, com a globalização dos mercados e o explosivo aumento da competição. O Brasil, agora, está longe de ser exceção neste contexto. Não obstante a importância e a interdependência das demais funções, é a vez da tecnologia ter prioridade no mundo empresarial.

Nos tempos atuais, o adequado tratamento da questão tecnológica assume conteúdo estratégico para o sucesso empresarial. Pesquisas de renomados estudiosos da administração têm mostrado evidências que caracterizam a postura inovadora das empresas e os seus investimentos em tecnologia como os fatores preponderantes para a solidez, sobrevivência e vantagem competitiva nos negócios.

Além disso, avolumam-se estudos de casos, no Brasil e no exterior, que constatam exemplos de sucesso empresarial fortemente vinculados às adequadas opções tecnológicas relativas a seus produtos e processos, bem como exemplos de redundantes fracassos, quando de sua opção incorreta ou destituída de visão de futuro. Nos muitos casos de sucesso - onde as empresas vem sendo chamadas de "inovadoras" - verifica-se, como característica comum, uma clara organização da função tecnológica, de maneira que a mesma promova, permanentemente, a capacitação da empresa nas tecnologias que sustentam o seu processo produtivo. Isto tem sido alcançado através da constituição de unidades próprias delicadas ao seu desenvolvimento tecnológico e/ou através da constituição de parcerias institucionais que promovam este mesmo fim.

No ambiente atual, as empresas inovadoras vêm obtendo sucesso devido a um conjunto de habilitações direta ou indiretamente relacionadas a seu desenvolvimento e capacitação tecnológicos. A meu ver, destacam-se as seguintes:

- Determinação racional e prospectiva da opção tecnológica mais adequada para os produtos e processos da empresa, possibilitando o atingimento de seus objetivos quanto a posicionamento no mercado e eficiência/eficácia internas;

- Permanente proteção conta a obsolescência da tecnologia instalada na empresa;

- Capacidade de permanente adequação do produto às exigências mutantes do mercado quanto a preços no mundo qualidade e diferenciação;

- Capacidade de flexibilizar o processo produtivo de forma a atender demandas customizadas e obter ganhos de produtividade e qualidade;

- Capacidade de desenvolvimento contínuo de novos produtos e processos que possibilitem a criação e conquista de novos mercados;

- Capacidade de incorporação de tecnologias de ponta de forma criativa, capaz de promover vantagem competitiva para a empresa;

- Incorporação de restrições e oportunidades vinculadas às tendências do desenvolvimento tecnológico no planejamento a longos prazos da empresa;

- Capacitação humana capaz de absorver e adaptar-se rapidamente aos novos patamares do desenvolvimento tecnológico, conquistando uma presença antecipada no mercado e garantindo a sobrevivência do negócio;

- Competência para a adequada aquisição, adaptação e incorporação de tecnologias novas na empresa, bem como para o seu desenvolvimento sozinho ou em parcerias;

- Capacidade de incubação e novos negócios de base tecnológica e do desenvolvimento de empresas para atuarem de forma terceirizada;

- Capacidade de melhor responder às crescentes responsabilidades sociais da empresa, em destaque as relacionadas à proteção do meio ambiente;

- Capacidade em proporcionar melhorias na qualidade de vida de seus empregados, particularmente as relacionadas ao ambiente de trabalho, conquistando melhorias de produtividade e qualidade.

Desta forma, priorizando o desenvolvimento tecnológico, as empresas inovadoras têm conseguido alavancar sua competitividade e enfrentar os desafios mutantes a que estão permanentemente submetidas. Independente do objeto de negócio e de forma cada vez mais intensa, tecnologia torna-se fator crítico para o sucesso dos empreendimentos empresariais.

Nesse contexto, as empresas que comercializam produtos e serviços na área das tecnologias de informação e telecomunicações têm um papel importantíssimo a desempenhar, pois está cada vez mais evidente, para o empresariado, que o desenvolvimento e a competitividade de suas companhias passam, mais e mais, a depender diretamente da correta incorporação dessas tecnologias.

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