terça-feira, 20 de março de 2007

Inovando no horário de trabalho


A BestBuy é uma das maiores redes de lojas de varejo no comércio de produtos e serviços de telemática nos EUA, estando na lista da Fortune 100 (cem melhores empresas).

Há cerca de 5 anos, a BestBuy passou a inovar no horário de trabalho dos funcionários de sua sede, localizada perto de Minneapolis. Agora, saíram as conclusões desse programa, denominado ROWE.

ROWE quer dizer “Results-Only Work Environment”, isso é, ambiente de trabalho onde o que realmente importam são os resultados. Assim sendo, cada funcionário pode definir, a seu critério, qual horário de trabalho ele vai cumprir.

Isso é bem diferente do horário flexível convencional, onde o funcionário estabelece, com a sua gerência, que jornada fará. No ROWE, é o empregado que escolhe o horário, por si só.

Obviamente, como há metas a serem cumpridas, os funcionários (por conta deles) geralmente se reúnem e estabelecem entre si as jornadas de trabalho, de forma que as metas possam ser alcançadas.

Veja o que diz a porta-voz da BestBuy, Dawn Bryant, sobre esse projeto:

1. Sob todos os ângulos, a produtividade dos empregados tornou-se 35% mais alta em relação a outros departamentos da empresa, onde o ROWE não está ainda implementado;

2. Vencemos todos os céticos e negativistas, que diziam coisas como: «isso não será possível em uma empresa de varejo»; «o Departamento do Trabalho não vai permitir»; «haverá problemas com horas extras»; «gerará passivos trabalhistas»; «vou querer encontrar um empregado e ele estará fora, bem naquele momento»; «há setores que dependem, um do outro»...;

3. O ROWE é um enorme sucesso. Antes dele, tínhamos um imenso entra-e-sai de empregados, o que nos custava muito, pois tínhamos que estar sempre contratando de treinando funcionários novos, o que nos custava tempo e muito dinheiro (250% do salário de cada funcionário que saía). Agora, isso acabou, pois o ROWE resultou em uma satisfação imensa por parte dos empregados;

4. O projeto tem sido acompanhado e avaliado pela Universidade de Minnesota. Hoje, o professor de sociologia daquela instituição, Phyllis Moen, é categórico ao afirmar: «o ROWE funciona em qualquer empresa»;

5. O sucesso do projeto é tão grande, que a BestBuy decidiu abrir uma nova empresa, a CultureRx, exclusivamente para prestar consultoria a outras companhias que queiram implantar o ROWE.

Dê uma olhada no site da CultureRx.

Nenhum comentário: