terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Quem Somos Nós

Todo mundo quer ter o cliente "na mão". Daí o sucesso dos CRMs, onde se procura saber mais e mais sobre cada cliente, para nada além do que "tê-lo na mão".


Vem cá!... Não seria mais fácil e mais humano estender a mão ao cliente? Essa sim é a melhor forma de fidelização!


O investimento deve feito antes ser nas pessoas (tornando-as mais humanas e verdadeiramente mais próximas dos clientes), antes de se investir em tecnologia para "saber mais" sobre o cliente, mantendo-se porém, com ele, um tratamento frio, impessoal e padronizado pelas normas fixas e pelos programas de qualidade.


Numa certa ocasião, um amigo me convidou para assistir a uma reunião em que participavam gerentes da empresa onde ele trabalha. Inicialmente, gostei do que ouvi: o assunto era a necessidade do estabelecimento de elos de confiança com os clientes.


Porém, quando eles evoluíram para a as formas de operacionalização disso, começaram a discutir Quem Somos Nós, e como resultado só falavam que eram "os melhores, os maiores, os mais competentes, os maiorais" (notei que faltou pouco para a moça que estava ao meu lado, e que também era uma convidada, sair da sala para vomitar!).


Hoje, com as redes sociais, não somos nós que devemos "contar" para os clientes o quanto nós somos bons. É justamente o inverso!... O cliente que, ao avaliar nossos produtos, nossos serviços, nosso atendimento e nossos preços e, tirará as suas próprias conclusões sobre...


..."Quem Somos Nós"!



Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoa,

10.

QUem somos nós ou quem são eles? Os Clientes?
Bom
CRM cadastram "o cachorro, o Jardim," em fim, o que tem.
Pessoas captam sentimentos, comportamentos. O que são.
Daí, analiso o perfil da pessoa e ataco.
A exemplo, temos um presidente no Brasil que gosta de sair na foto (no meio), buscar medalhas, aparecer, populista, ajudar o mundo, temdireito do povo, logo ao estudar-se este comportamento, os demais presidentes "atacam".

QUal a real intenção do relacionamento comercial< seja CRM ou com anotações no caderninho da vivcencia? Esta é a pergunta que se deve fazer antes de ser o maior, o melhor. Se chegar a algo como igual em a na troca houve uma soma, temos um cliente.

Puxa preciso parar de escrever sem pensar. Cada coisa que escreve e depois leio. Nossa !!!!