terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mais sobre bibliotecas


As bibliotecárias modernas (que poderão ser chamadas de webtecárias, ou algo parecido) precisam entender as bibliotecas não mais como depósitos de livros e periódicos --classificados, etiquetados e dispostos em prateleiras.

Com empresas (como a Google, por exemplo) digitalizando todas as informações e as colocando na rede, as bibliotecas precisam ser urgentemente repensadas.

O desejo pela informação continua, mas o fato é que a forma de buscá-la mudou completamente.

As bibliotecas poderão ser, por exemplo,
ambientes agradáveis (nesse sentido, a garota do vídeo mostrado no post anterior está certa) para a exploração de temas específicos, através de palestras, filmes, debates, aulas, leituras, pesquisas,...

Mas a biblioteca que me vem sempre à mente é diferente disso: um lugar às vezes sombrio, sempre chato e bastante empoeirado, com uma tiazona dizendo para a gente falar mais baixo.



Definitivamente, não há mais espaço para isso na atualidade! E, se as bibliotecárias não se espertarem e se não forem mais criativas, quem vai propiciar esse tipo de ambiente são as livrarias.

Aliás, várias livrarias já oferecem ambientes assim, nos países mais adiantados. E no Brasil também, sendo que, para mim, o melhor exemplo é a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Lá se promove uma série de eventos culturais e educacionais, é oferecido acesso à Internet, um ambiente altamente agradável, um atendimento de qualidade excepcional.

E, além disso (pasmem!), ainda tem um espetacular acervo de livros!


Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoa, Li algunslivros lá e "de graça" já que é permitido. Um espetáculo, voce entra e sente o clima, o aconchego, sem pressões. Tem liberdade. É 10.
Agfora estou lendo Honoráveis Bandidos. Interessante a forma de apresentação, diferente, tipo citação,artigos. realista. Sem graça, histórico. Um novo modo de escrever para uma mente que hoje é internáutica.
LIvro leva a conhecimento reflexivo.
As livrarias estão tendendo a interatividade. Aos poucos, voce "atualiza" os livros\conhecimento direto com o autor etc.