quinta-feira, 2 de abril de 2009

Puxando a sardinha



Você acha que toda a reportagem é tendenciosa? Leia aqui.

O Paulo Henrique Amirim, que foi palestrante do WebExpoForum, falou lá que "sim"! E ele disse o seguinte, que eu anotei":

"Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PIG, Partido da Imprensa Golpista"!

Realmente, sempre houve muita reclamação nesse sentido. Veja, como exemplo, o que se diz neste site. E neste.

Mas por que isso estava na WebExpoForum? E por que o Paulo Henrique Amorim lá, em um evento sobre Internet? O objetivo era um só: o de mostrar que a web 2.0, sem dúvida alguma, é a melhor maneira de se acabar com as puxadas de sardinha.

A web 2.0 permite uma transparência sem igual, à medida em que as fontes de informação são os próprios cidadãos, que deixaram de ser apenas leitores e ouvintes (passivos) e passaram a alimentar a rede com informação atualizada, que pode ser contestada ou discutida imediatamente após ela ter sido publicada, por exemplo, em um blog!

Claro! Pode-se continuar puxando a sardinha, "virtualmente". Mas a contestação será imediata e nenhum grupo de interesse conseguirá filtrá-la.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poderia ser assim.. mas não é! Esses dias postei uma resposta falando mal do yahoo no yahoo respostas... ela não foi publicada! existe o filtro dos interesses individuais! não existe transparencia como se deseja ainda! muito melhor q tv.. por uma série de aspectos.. mas não estamos no paraiso! Muita luta e reivindicação será necessaria para moralizar esses novos meios de comunicação e interconectividade!