Faculdades virtuais
Há muita gente que tende a achar que, se novas tecnologias de ensino são usadas, então o resultado tende a ser melhor.
Mas nem sempre é assim! Há várias escolas, faculdades e universidades que são muito bem dotadas de equipamentos modernos, mas cujo resultado nas avaliações que o governo realiza são bastante ruins.
À propósito, você sabia que, no Brasil, mais de 38% dos alunos universitários já estão sendo educados virtualmente?
Se por por um lado isso é conceitualmente bom (pois poderíamos dizer que é a democratização e a descentralização da educacão superior), por outro a qualidade dos cursos que são oferecidos é, muitas vezes, bastante precária.
Os vestibulares, que são obrigatórios pelo MEC, já estão virando motivo de piada, posto que qualquer um passa nos exames dessas faculdades virtuais, pois a viabilização financeira de tais instituições depende de um maior volume de alunos. Exemplo de total aberração foi o seguinte caso, que ficou famoso nacionalmente: em São Paulo, um semianalfabeto, de 12 anos de idade, foi aprovado para um curso superior virtual de Pedagogia, mediante um "vestibular à distância"!
Os cursos virtuais, apesar de terem se alastrado rapidamente em nosso país, ainda são novos demais para sabermos como devidamente avaliá-los e fiscalizá-los. No entanto, a meu ver, medidas urgentes já precisam ser tomadas.
O fato é que a educação brasileira não tem fiscalização, especialmente quando se trata de educação virtual. Isso já é tradição: no Brasil investe-se em infra, mas não em professores, nem em fiscais.
Teoricamente, estamos educando mais, mas na prática, estamos educando pior. E quem perde com isso é o desenvolvimento do nosso país, especialmente por estarmos criando uma grande massa de pessoas despreparadas e desempregadas, pois o mercado não as absorverá.
Para terminar (e aliviar um pouco este post, que acabou ficando "pesado" demais), devo dizer que nem todos os cursos virtuais são maus. Eu mesmo estou cursando um, semi-presencial, que é de elevadíssima qualidade!
Um comentário:
e - fato anedotico como diriam os ingleses - Curitiba acabou sendo um polo de disseminação de cursos de 3º grau de forma virtual (internet, videoconf etc)
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