sábado, 4 de abril de 2009

Isso é coisa de velho!


Eu tenho falado que e-mail e download são coisas que os mais jovens não querem mais!

SMS e MSN são os preferidos para a comunicação rápida (além, agora, do Twitter).

Vi agora o resultado de um estudo do NPD Group, realizado em 2008 junto a jovens americanos (entre 13 e 17 anos), mostrando que 52% dos pesquisados preferiram ouvir músicas em rádios on-line, nos sites gratuitos de streaming, como Imeem, Pandora e MySpace (através dos quais não é preciso baixar um mp3, pois se escuta tudo on-line). Um ano antes, apenas 34% dos jovens utilizavam esses websites.

Enquanto isso, no mesmo período, a ação de "baixar músicas na web"caiu 6% e o tempo gasto em sites de downloads de músicas desceu 13%.

As pessoas (especialmente as mais jovens) querem agora apertar o botão de Play e não mais de Download!

Para os mais velhos (que ainda usam muito o e-mail na comunicação e gravam CDs, com as músicas que baixam da Internet), esse novo hábito dos mais jovens pode ter surgido rápido demais!

Porém, acredito firmemente que a era "gravar CD/DVD" já era! Assim com a de fazer downloads de vídeos e músicas, especialmente com o maior acesso a conexões em banda larga.

Um fato decorrente é que, com essa mudança de comportamento, acabará se tornando obsoleto o debate em torno da pirataria (isto é, da ilegalidade de download de músicas pela Internet)!

Nenhum comentário: