segunda-feira, 22 de junho de 2009

A Diferença entre "Foco no Problema" e "Foco na Solução"

Quando a NASA iniciou o lançamento de astronautas, descobriram que as canetas não funcionariam com gravidade zero.

Para resolver este "enorme" problema, contrataram a Andersen Consulting, hoje Accenture.

Empregaram uma década e 12 bilhões de dólares, conseguiram desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo d'água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal e em variações de temperatura desde abaixo de 0 até mais de 300 Celsius...

...Os russos utilizaram um lápis.



Este texto não passa de uma lenda, pois tanto os russos como os americanos utilizavam o lápis nas suas viagens espaciais até terem criado canetas especiais para o uso em gravidade zero.

O valor apontado para o desenvolvimento da caneta, também é falso, quem desenvolveu a caneta foi uma empresa privada, que registrou a sua patente (# 3.285.228 - Anti-Gravity Pen) e teve o custo à empresa de 12 milhões de dólares.

Depois de dois anos de testes na NASA, as novas canetas passaram a ser usadas pelos astronautas americanos a partir de outubro de 1968 na missão Apollo 7. Os russos também as adotaram a partir dessa época.

Pode-se perguntar: "Porque não continuaram usando o lápis para escrever no espaço?"

Na Terra, se o bico do lápis se parte, o grafite é atraído para o chão, não causa qualquer transtorno; agora no espaço, não existe gravidade, logo o grafite ficava flutuando, o que podia entrar para dentro dos ouvidos dos astronautas, ou para os olhos. E temos de ter em atenção que o grafite é um material que conduz corrente elétrica, e só o fato de escrevermos com um lápis, liberta pó de grafite enquanto se vai gastando, no espaço, o grafite pode introduzir-se nos circuitos elétricos, e digamos que um curto-circuito no espaço não é muito agradável, nem muito fácil de resolver.

O texto contido na mensagem pretende ilustrar alguma técnica ou procedimento na busca de uma solução para problemas complexos. Os autores esqueceram, no entanto, de mencionar as variáveis mais importantes: o ambiente onde vai ser usado o instrumento em causa, quem o vai utilizar, que impactos pode ter e se compensam os benefícios da implementação da solução.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcos,
Concordo dom o ultimo artigo. O texto foi americanizado, logo, tendencioso. QUem garante como era o "lápis"utilizado. Fino, com ponta? E em certos ambientes "sob a água", por exemplo, usa-se máscara.
Ah e hoje a canetinha é vendida como um souvenir e foi até campeã de vendas na época.