segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Um novo tipo de exclusão: a do "ou" (i)lógico

Às vezes, parece-me que colocamos muitos "OU"s nas coisas:

Bonita "OU" Inteligente.

Formação "OU" Informação.

Operacional "OU" Estratégico.

Academia (clássica, reflexiva, de pensamentos críticos) "OU" Empresa (de produção e comercialização, de resultados, de pragmatismo).

Pergunto:

POR QUE USAR TANTO O "OU"?

POR QUE EXCLUIR, ONDE SE PODE (E SE DEVERIA!) USAR O "E"?

Será que, como profissionais, ficamos tão compartimentalizados que não podemos (não conseguimos) pensar e agir com "E"s ao invés de "OU"s?

Essa exclusão mental, que aplicamos a nós mesmos, é extremamente limitante para o nosso próprio desenvolvimento, e de nossas empresas.

Um comentário:

Anônimo disse...

pq?? vejamos!

talvez pq a (i)lógica da estrutura do capital seja da segregação.

Pessoas são pessoas.. nada mais ou melhor do que isso.. nada mais irrelevante ou irracional q isso.

Seres pensantes são perigosos para a estrutura... imagine todo mundo questionando as mil estruturas no Brasil q tem como principal critério o favorecimento político... imagine todo mundo se questionando de forma sincera pq ao mesmo tempo q alcançamos outros mundos pessoas morrem por falta das garantias fundamentais positivadas apenas na constituição.. imagine o risco para o sistema quando pessoas se olharem no espelho e se perceberem perpetuadoras de uma estrutura cuja a principal causa de mortes no mundo seja a fome.

Especialmente mulheres e crianças, morrem 20 mil ao dia por consequencia direta da subnutrição segundo a ONU. Ou uma a cada 4 segundos......... mais uma.......... mais uma......... ..... .... ... .. ...

Seres pensantes são perigosos!