sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A força é centrípeda

A meu ver, o melhor conceito para que uma empresa esteja na Internet hoje, certamente não é o de criar um site, imaginando-se como se estivesse no "centro" do cyberspace. Essa é uma visão do início do século; portanto, antiga.

Talvez muitos de nós ainda não tenhamos nos dado conta, mas já estamos navegando (e rapidamente) para o final da primeira década dos anos dois mil. Hoje, as coisas mudaram.

Agora, quem deseja realmente "estar na web", é preciso descentralizar, espalhar-se, distribuir-se.

É um fenômeno parecido à mudança do paradigma do mainframe para o da computação distribuída.

No meu entendimento, a visão de que a empresa vai criar um site ou portal, para atrair e manter as pessoas ali pelo maior tempo possível, é ultrapassada.

O melhor é estar em "todos os cantos", como nos mecanismos de buscas, no Twitter, no Orkut, em outros sites que possuam propagandas, referências ou links apontados para o seu portal.

A nova força é de fora para dentro, isto é, dos outros sites para a sua empresa.


Nenhum comentário: