segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Como um empregado "comum" pode influenciar o destino de sua empresa?

Entendo que uma das melhores maneiras para isso é a auto-educação permanente.

Digo "auto" por entender que os nossos meios de formação, bem como as iniciativas empresariais de reciclagem de funcionários, são em geral muito insuficientes.

É necessário que criemos uma elite de intelectuais que seja grandiosa, profunda e que de fato forme uma visão sistêmica, mais completa das coisas.

Outro dia, alguém argumentou que "na vida, nada acontece se não for de cima para baixo". Respondi que, se isso for realmente certo, então mais do que nunca os empregados devem procurar 'o topo' de suas organizações, buscando intelectualizar-se.

Ser verdadeiramente do 'topo' de uma empresa significa estar entre os mais intelectualizados, e não apenas atingir o ápice da hierarquia (o que, em algumas situações, pode ocorrer por outros meios, como pela amizade, pelo coleguismo ou pela indicação).

Os mais intelectualizados sempre influenciarão, não só a empresa, como a sociedade. E, sendo que um dos caminhos para alcançá-la é certamente
a cultura, em todo o lugar em que trabalhei procurei sempre incentivar as leituras excelentes; a criação de grupos de estudos; a ampla divulgação de boas idéias e projetos; a geração de publicações; a realização de palestras; a organização de workshops,...

Assim, podem ser desenvolvidas verdadeiras competências, que passarão a fazer acontecer "de cima para baixo"; pois pela intelectualidade estarão acima, de forma natural e bem aceita, e não de maneira forçada ou por imposição.

Nenhum comentário: