sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sinais dos tempos


O rapaz já não calcula de cabeça quanto é 60 x 7: pega uma calculadora.

O motorista de taxi já não sabe de cabeça o nome das ruas, ou qual seria o melhor trajeto a fazer: recorre ao GPS.

O mecânico já não usa a cabeça para determinar o problema do carro: conecta-o a um computador, que automaticamente indica a avaria.

O médico já não usa a sua cabeça, os seus conhecimentos, ou a sua experiência, para fazer um diagnóstico: antes, pede dezenas de exames complementares.

Outro dia eu estava em uma loja de celulares. Ao meu lado, a atendente fazia o cadastro de um cliente. Era um rapaz com seus 30 e poucos anos, belamente engravatado e com uma pasta de couro, tipo "007". Foi assim:

- "RG?", perguntou a atendente. Ele não sabia de cabeça... Procurou na carteira.

- "CPF?". Ele igualmente não sabia... Voltou a procurar na carteira.

- "CEP da sua residência?". Também não sabia... Pegou o seu cartão de visitas, para extrair de lá a informação.

- "Telefone residencial?". A essa altura ele olhou para o lado, pois certamente percebeu a minha fisionomia de espanto. Deu uma risadinha sem graça e me disse:

-"Sabe... Eu nunca telefono para mim mesmo!".

Nenhum comentário: