terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Alargando o conhecimento (saiu na "The Economist")


Na empresa onde trabalho, passei a abordar a questão da necessidade da promoção do desenvolvimento pessoal dos empregados, aliada a do profissional.

E isso terminou, inclusive, sendo tema de trabalho acadêmico, que recentemente defendi.

O meu entendimento é de que para que se tenha a necessária visão sistêmica, o profissional de hoje precisa ser especializado, mas ao mesmo tempo deve possuir conhecimentos mais amplos e variados, como em Filosofia, Antropologia, História, Sociologia, Psicologia,...

Agora, a revista The Economist está propondo que as escolas de negócios realizem uma revisão nos conteúdos de seus cursos, "posto que estão exageradamente centrados em gestão, marketing e economia".

A sugestão da prestigiosa revista é que sejam acrescentadas algumas matérias que hoje seriam consideradas como 'soft'na área dos negócios, "tais como Filosofia, Antropologia, Sociologia e Psicologia"!!!

Segundo a The Economist, "com isso os executivos do futuro ganharão em capacidade de análise e compreensão das propriedades humanas, sendo que, como conseqüência, terão maior poder de decisão".

Não há dúvida quanto a isso, mas as empresas continuam focando, EXCLUSIVAMENTE, na especialização (técnica) de seus funcionários.

Como citei em meu trabalho acadêmico, somente as matérias técnicas clássicas não serão mais suficientes na formação dos profissionais de hoje. É preciso que se alargue o conhecimento, nesta dita 'Era do Conhecimento'!


2 comentários:

Anônimo disse...

Marcos, Não há uma receita de bolo.
Para resolver, tem que conhecer e estar perto do problema. experiência conta x, "gaia ou holo" conta Y.
Decisão, depende do momento. em grupo? Paltado em dados? Intuição? Percepção humana é um dom. Ainda invisto no saber ouvir, estudar o caso, refletir, contatar o que sabe fazer, mas deixar para quem faz. como ingredientes básicos.
:o)

Anônimo disse...

Também não tenho dúvida.

Não existe mais interesse por cultura.

Especialização é importante.

Mas não pode ser limitante de outros conhecimentos essenciais.

Parabéns pelo site, sempre com posições claras e relevantes.

Sugiro cadastrar nos sites de refêrencia, para que mais pessoas possam encontrar e lê-lo.