sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pode haver qualidade TOTAL com profissionais PARCIALMENTE atualizados?


A qualidade da educação começa com a qualidade do educador.

Por esse motivo, muitas universidades hoje, que têm belíssimas infra-estruturas, perdem nas avaliações quando comparadas a outras que, embora com infras mais modestas, possuem um corpo bem maior de professores mais titulados, mais qualificados e mais experientes.

Da mesma maneira, a qualidade do que uma empresa oferece em produtos e serviços começa com a qualidade de seus funcionários.

O curioso é que se fala em qualidade "total" nas empresas, sem que isso inclua o monitoramento e controle da qualidade da formação e do nível de atualização dos seus funcionários; e sem que haja qualquer preocupação em se desenhar e implementar um programa de reciclagem profissional alinhado às estratégias corporativas!

Novamente, o meu sentimento é de que o pessoal que implementa esses programas nas nossas companhias, o que faz é seguir determinadas regras extraídas de manuais (geralmente originados de outro país e cultura), sem ter (nem oferecer) uma visão geral daquilo que precisa ser feito. Portanto, tapam um buraco aqui, sem ver que há uma cratera ali.

E acabam tomando o tempo de todos, sem resolver coisa alguma.






Um comentário:

Anônimo disse...

Pipocando um pouco, acho que o termo prof deveria ser mudado para Líder. Hoje o prof ensina regras. Um líder de ensino ensina a pensar.
Muito custo em formação e pouco resaultado, ou ao menos lento demais. Só há uma educação melhor se houver espírito de equipe.