domingo, 14 de junho de 2009

Testes


Há alguns dias, venho circulando com um iPhone por diferentes bairros de Curitiba, para testar duas coisas: os acessos Wi-Fi e as conexões 3G (chips da VIVO e da TIM).

Primeiramente, é impressionante verificar a enorme quantidade de links Wi-Fi instalados nas residências. Nos bairros onde há muitos prédios, encontram-se várias dezenas de "células" Wi-Fi, sendo que muitas delas encontram-se abertas!

Quero crer que estejam abertas pelo desconhecimento, por parte de seus proprietários, sobre essa questão. Penso que se soubessem que qualquer pessoa, que esteja nas proximidades, pode estar usando a sua Internet, certamente procurariam se informar sobre como permitir o acesso somente a pessoas autorizadas.

Outra constatação tem sido que, em alguns pontos da cidade, é verdadeiramente impossível conseguir se manter conectado por mais do que alguns minutos na Internet pelo 3G. Em outros locais (às vezes em um mesmo bairro) pode-se ficar horas on-line, com bons links, em torno de 1,8 Mbps.

E há alguns buracos negros "históricos", onde o 3G não funciona com qualquer chip!

Mas o fato é que, em áreas bem cobertas, a conclusão é que se pode viver unicamente com o 3G, dizendo "adeus" à conexão fixa.

A outra conclusão tem sido de que a mobilidade é, ainda, muito pouco confiável. Ao mudar de "célula", você nunca tem certeza se o serviço vai continuar de pé. E isso, no meu entendimento, é ainda mais importante do que a própria taxa de conexão!

Tentei navegar pela cidade com o Google Maps ligado. De repente, o link cai, o que reduz a utilidade do aplicativo à praticamente zero!

Continuarei testando um pouco mais...


Nenhum comentário: