segunda-feira, 15 de junho de 2009

O troca-troca virtual

A quantidade e diversidade de produtos e serviços gratuitos na Internet é, verdadeiramente, assombrosa! Pode-se dizer que o usual, na web, é que as coisas sejam "de graça".

Mas isso não está nos princípios da Economia que eu aprendi! Os proferssores me diziam, nas aulas, que alguém deve sempre pagar a conta!

De fato, seria difícil acreditarmos que tantas coisas estariam sendo oferecidas " de graça" simplesmente porque as pessoas resolveram ser "legais" e assim passaram querer compartilhar tudo com a humanidade.

Sobre isso, seguem algumas considerações:

1. Nem tudo que se obtém gratuitamente na
web é confiável, e isso é uma realialidade!

2. O que é gratuito em geral tem alguma limitação; e costuma vir acompanhado de um "serviço adicional", VIP, mais aperfeiçoado ou com mais recursos, sendo este pago.

3. Ou alguém está obtendo alguma informação de você (seu cadastro, seu perfil de usuário,...), coisa que é, de alguma forma, traduzida monetariamente.

4. Ou, ainda, você está "consumindo" alguma propaganda de alguém que está "pagando para você" usar determinado serviço "gratuitamente".

Deste modo, o "gratuito" nunca é totalmente gratuito! Alguém está pagando por aquilo, de alguma forma. E, com isso, meus professores de Economia continuam certos!!!

Não devemos deixar de utilizar o que é gratuito, mas precisamos sempre ter em mente que alguma coisa estamos dando em troca. Se não for a nossa atenção para os anúncios que aparecem, é alguma informação que estamos fornecendo sobre quem somos, onde estamos, do que gostamos,...

Cabe a cada um de nós julgar se vale a pena essa troca.

Um comentário:

Anônimo disse...

Importante mesmo, é não entrar no vício de algo gratuito

Estar ciente de que existem muitas armadilhas inseridas.