segunda-feira, 18 de maio de 2009

O vaidoso não pode empreender!


O entusiasmo para empreender tem sua origem na percepção de que podemos ser agentes transformadores de sonhos em realidades.

Mas o sucesso dessa transformação não se faz "ao acaso" e...

...Atenção!!! Ele nunca acontece quando a finalidade é atender à vaidade (o que é bem comum, em alguns ambientes)!

O problema é que o vaidoso não prospera, porque a ele importa 'menos' produzir e 'mais' aparentar que está produzindo; e, deste modo, acaba colocando mais energia na aparência do que propriamente na busca da excelência.



O empreendedor atinge seus objetivos com humildade e quando se faz acompanhar do devido preparo e também da certeza de que nada se obtém sem muito trabalho, grande paciência e enorme persistência. Além disso, que é empreendedor de fato tem a percepção de que o aquilo que produzir virá a ser sucesso se for entendido como útil, pelos outros e para os outros.

Bertrand Russel, filósofo e matemático que recebeu o prêmio Nobel de literatura, interessava-se em estudar as características das pessoas produtivas e felizes, e afirmava que uma coisa está sempre presente nessas pessoas: o entusiasmo.

No entanto, ele fazia questão de acrescentar que o entusiasmo não deriva "do nada", e sim da feliz coincidência entre uma energia que é própria da pessoa [que está marcada no seu DNA] e a boa relação com seu mundo. E nessa relação está incluída a percepção de como podemos interagir melhor, com a sociedade, buscando sempre a melhor maneira para sermos úteis ao maior número possível de pessoas.

A percepção de utilidade entusiasma, e nos transforma em empreendedores de verdade.

Resumindo: no meu entendimente, um empreendedor é a combinação entre...

...a mente que busca a utilidade e a simplicidade das coisas

...o corpo que trabalha para criá-las

...o coração que se apaixona pela criação

...e o espírito que se inclina a deixar um legado.


Nenhum comentário: