O que você coloca no seu CV?
Ainda hoje, encontramos currículos em que a pessoa declara a sua proficiência nos aplicativos do MS-Office, como se isso ainda fosse uma vantagem competitiva.
Não é mais!
"Domínio de informática" já é condição básica (não um diferencial!). Assim como falar inglês e ter um diploma de ensino superior são características que já viraram commodities profissionais.
Entendo que a real vantagem, hoje, para as carreiras empresariais (em que trabalhar em equipe e liderar pessoas são condições fundamentais), está na relação com as pessoas.
Adicionalmente, a leitura, a capacidade de comunicação eficaz (ouvida/falada e escrita) e o pensamento lógico estão na ordem do dia em termos de requisitos profissionais.
O curioso é que as ecolas normalmente não focam nessas coisas. Ainda estão voltadas para "despejarem informações" em cima dos alunos, sem qualquer estímulo à melhoria da comunicação ou à lógica do pensamento, nem um adequado incentivo ao gosto pela leitura (este, freqüentemente, é muito mal conduzido).
Um comentário:
É por isso que acredito na necessidade eminente da volta da Filosofia como matéria obrigatória nas escolas. Se possível, durante todo o ensino fundamental e médio.
Postar um comentário