sábado, 14 de junho de 2008

O homem-criança

A esposa e os filhos o chamam. E ele responde.

O seu chefe, colegas de trabalho ou subordinados o chamam. E ele responde.

As exigências do bem comum o chamam. E ele responde.

Deus o chama. E ele responde.


Nunca pesquisei a raiz do termo responsabilidade, mas penso que seja isso: a capacidade de respondermos aos apelos que nos fazem.

A pessoa imatura é parasitária. A pessoa amadurecida sente os apelos da responsabilidade.

E o que isso tem a ver com maturidade?

Entendo que... Tudo! Não é a criança que quer para si os melhores brinquedos e as mais carinhosas atenções daqueles que a rodeiam? Pois esta também é a atitude do "homem-criança", que tem atrofiada a sua capacidade de pensar nos outros, de responder aos apelos dos outros.


"Os outros?" - pergunta o homem-criança -, "quem são os outros?".

Os outros (pensam eles) são os que me dão a oportunidade de estar no centro das atenções; os outros servem-me de degrau para subir; os outros são o instrumento útil para o meu brilho pessoal, para edificar o meu pedestal. Tudo enxergam através das lentes do "para mim": "O que representa isso para mim?", "Que valor tem essa pessoa, esse acontecimento para mim?", "Este cargo pode ser útil para mim?". Quanta acidez! Responsabilidade zero! Quanta tristeza!

Quero, agora, propor-lhe uma "tarefa": procure reparar na coincidência que há entre as pessoas felizes e as pessoas generosas (isto é, aquelas que respondem aos apelos dos outros). Estou certo de que você se surpreenderá!

Nenhum comentário: