segunda-feira, 9 de junho de 2008

No fim está a eficácia!

Dizer que se tem idéias é o que eu chamo de "fala fácil". Difícil é apresentar idéias coerentes, possuir argumentação para defendê-las com lógica e, finalmente, implementá-las.

A efetivação prática é o verdadeiro teste que mede a força das idéias. A prática eficaz é que supera a longa distância que existe entre o projeto e a sua realização.

A efetiva concretização dos projetos exige que se superem obstáculos subjetivos (como o descaso, a preguiça, a má vontade e o medo) e grandes obstáculos objetivos (como as contradições, a falta de meios, os perigos e a oposição alheia).

Por isso, a força e a fraqueza devem ser medidas precisamente pela capacidade (ou incapacidade) de serem ultrapassadas todas as dificuldades!

Queremos conhecer o valor de uma personalidade? Observemos as suas obras e não as suas palavras; reparemos na sua eficácia e não nos seus discursos; meçamos a sua efetiva doação e não as suas emoções; investiguemos as concretizações e não os projetos.

Acabar representa esforço!


É nos últimos metros que separam o alpinista do cume que a superação do cansaço se torna heróica. Mas também são esses metros que o separam da glória.

E é na última volta do parafuso, a mais custosa de dar, que ele segura com mais força a peça de junção.

Estamos dispostos a dar as últimas voltas nos "parafusos"? Sabemos colocar com heroísmo as últimas pedras nas nossas construções? Na resposta a essas perguntas encontra-se, muitas vezes, o critério para avaliarmos a verdadeira eficácia de nossas ações.

Post devidamente carimbado: "é apenas a minha opinião".

Nenhum comentário: