quinta-feira, 8 de março de 2007

Pizza e universidade, com competência

Informação e dinheiro ajudam muito, mas para o sucesso empresarial, outros ingredientes são necessários.

Gestão, por exemplo. E, nesse termo, estão embutidas muitas coisas, como organização, planejamento, relacionamento interpessoal, objetividade, foco e persistência.

É isso que grandes empresas como Google, Amazon, Barnes & Noble e Starbucks, possuem.

Todas são verdadeiras escolas de gestão e, hoje, já se acredita que elas podem fazer sucesso em praticamente qualquer área em que vierem a atuar.

Nesse sentido, foi feita ontem uma proposta para que empresas com essa característica passem a viabilizar universidades.

Não vamos confundir com o conceito de "universidade corporativa", que é normalmente uma instituição voltada aos interesses da própria empresa (corporação) a que está ligada. Não é isso! A idéia é utilizar a competência de gestão dessas empresas de sucesso para que venham a viabilizar e gerir universidades "de fato", voltadas ao desenvolvimento das sociedades.

E é exatamente isso que mega-empresário Tom Monaghan já está fazendo. Ele vendeu a maior rede de pizzarias do planeta, a Domino's Pizza, para montar uma super instituição de ensino superior, na Flórida: a Ave Maria University.

E, em pouco tempo de operação da universidade, o sucesso foi tão grande que ele já decidiu montar uma cidade em torno da instituição, o que tem causado muito auê nos EUA.

De pizza a universidade (ou a uma cidade inteira), Monaghan também é alguém que comprova a sua competência em administrar negócios, não importando quais sejam.

Nenhum comentário: