sexta-feira, 9 de março de 2007

Chegaram as redes n!

A nova geração de Wi-Fi (conhecida por "pré-802.11n", ou simplesmente "n") já vem implementada nos computadores Apple Mac Book Core 2 Duo e Mac Book Pro (foto abaixo).

Usa-se o termo "pré" pelo fato de que a IEEE ainda não estabeleceu o padrão n final. O que fez, até agora, foi aprovar um "rascunho" (draft) do mesmo.

A tecnologia é dual band, operando tanto na faixa de 2,4 GHz (com taxa de 144 Mbps), quanto na de 5 GHz (quando chega a 300 Mbps!). Veja mais sobre isso, aqui.

Assim, as redes n representam um salto enorme em relação aos 11 Mbps das redes no padrão b e aos 54 Mbps das redes no padrão g, que é atualmente o mais comercializado.

O rotador wireless da Apple (o chamado Airport Extreme, foto abaixo), opera em 802.11n e mantém a compatibilidade com os outros padrões Wi-Fi (802.11 b/g e 802.11a).

O seu update para o padrão n foi lançado ontem a noite e pode ser obtido aqui.

Apple TV

Com as redes n, a Apple passará a viabilizar a anunciada Apple TV (foto abaixo).

Trata-se de uma caixa pequena que pode ser plugada a uma TV e é conectada sem fio a um Mac ou a um PC, sobre uma rede 802.11n.

Essa tecnologia, quando começar a ser comercializada, mudará a maneira de como assistimos TV; e a estimativa é de que, quem a tiver, deixará definitivamente de alugar vídeos nas locadoras.

E os PCs?

Além da Apple, já tem fabricante anunciando a venda de PCs (notebooks) com a tecnologia n (veja foto abaixo).

Há, por exemplo, 5 modelos da Asus que já estão incorporando redes “pré-n”: o S6Fm, o V1Jp, o VX2 , o W2P e o W6Fp. A base está na tecnologia Next-Gen Wireless-N da Intel, que trabalha em conjunto com o chip Centrino.

Nenhum comentário: