sábado, 25 de junho de 2011

O futuro da web está nas aplicações específicas



É claro que o e-mail e os navegadores (Internet browsers) proporcionaram grandes revoluções.

No entanto, o e-mail já não é mais usado pelas novas gerações, que preferem as redes sociais como meio de comunicação. E quanto aos browsers... Bem, como eles nos fazem perder tempo!

Outro dia, estava em outra cidade, terminei uma reunião mais cedo e desejei retornar para casa mais cedo. Tentei, então, fazer a antecipação do voo pelo navegador do meu celular. Fui do site de buscas para procurar o próximo voo para Curitiba, mas não foi fácil conseguir o que eu queria, pela web! Acabei ligando para meu agente de viagens, que resolveu a questão muito rapidamente.

Por isso, entendo que o futuro da web não está nem no e-mail e nem nos browsers, mas nas aplicações específicas!

Fantástica, por exemplo, é a aplicação Kindle, da Amazon. Ela permite uma rápida navegação por milhões de títulos de e-books, sendo que com um clique e em poucos segundos você baixa uma degustação gratuita de um livro; e, se mais tarde desejar comprar o livro todo, você o faz novamente com apenas um clique. E eles criaram um ambiente multi-plataforma: se você estava lendo o livro em seu celular e pausou em determinada página, quando volta a ler aquela publicação no seu computador, ela estará lá na mesma página em que você havia parado de ler! Sensacional!

Do mesmo modo, poderia haver uma outra aplicação que usasse o GPS do meu celular, identificasse o local onde eu estava e, então, eu dissesse a ela: "próximo voo disponível para Curitiba, com assento preferencial no corredor". E, em um clique apenas, ela me colocasse naquele voo, no assento escolhido.

Esse é o futuro da web: aplicações que facilitem a vida das pessoas e que economizem o tempo dos usuários.

Alôôôô BEL-i9!!!


Um comentário:

Márcio Miguel disse...

Oi Marcos,
Mais um decisão tecnológica, apps para celular ou páginas para browser, bem feitas e específicas para dispositivos móveis. Estou cheio de apps que somente usei uma vez e sempre me incomodam com suas atualizações. A Infraero tem um app para iphone que faz parte do que você quer, mas não efetua a reserva. Hoje é apenas mais uma tranqueira no meu Ipod.
Estar na "nuvem" e ser acessível via browser pode ser muito eficiente, como é o o caso do gmail. Só depende de desenvolvedores competentes, e não se é um app ou página.