sábado, 13 de março de 2010

Tempo: perca-o para ganhá-lo


Atualmente, parece que ninguém quer dar mais nada de graça.

Nem mesmo o tempo!

Hoje, é tudo na base do "toma-lá-dá-cá", do "uma mão que lava a outra", do "não pregar prego sem estopa".

Assim, o gerente não conversa mais com os seus funcionários (veja, não estou falando de "conversar" durante as reuniões formais de trabalho!), nem se conversa mais com os clientes (novamente, não estou me referindo a "conversar" durante uma tentativa de venda ou na rotina de um pós-venda).

Como resultado, não se cria empatia. E não se avaliam mais as reais necessidades das pessoas.

Cada um, ao dar de graça um pouco do seu tempo,
passa a conviver numa espetacular
fonte de inovação e renovação,
para si, para as outras pessoas e para as empresas.

Reserve um tempo na sua agenda para que você converse com os seus clientes e funcionários, participe de eventos na sua área e empresa,
conheça melhor sua concorrência (estou falando dos seres humanos que estão por trás das empresas concorrentes), recicle seus conhecimentos sobre as pessoas com quem convive, aumente sua rede de relacionamentos,...

Particularmente, tento fazer isso diariamente, circulando pelas áreas de minha empresa, conversando e verdadeiramente me interessando pelo que as pessoas me contam. Noto, no entanto, que essa é uma atitude algumas vezes mal entendida e, em certas ocasiões, até mesmo compreendida como (pasmem!)...

..."perda de tempo".




Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoa,
Muito se confunde conversar com networking. Num ambiente de trabalho, a empatia está escudada por fato e dados.
Tipo "Prove que eu confio". Muito se conversa, mas com colegas, "julga-se" dados e fatos. O Networking, realista, é o "mostrar a cara" de vez em quando, ou para não ser "esquecido" ou para conseguir-se algo no futuro.
Não há a percepção de que um cliente não deseja desabafar problemas pessoais, mas muitas vezes, uma confirmação de que o caminho escolhido e o futuro vislumbre está certo. Para isso, um diálogo de para onde a empresa vai o satisfaz.