terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O que nos falta

Há 10 anos, o que faltava para uma maior produção de inovação no Brasil era qualificação, recursos e legislação.

Hoje, melhoramos muito nesses três itens. As nossas universidades públicas, em geral, já possuem toneladas de mestres e doutores. Os recursos existem. E a legislação é abundante: Lei do Bem, Lei da Inovação, Lei da Informática, Empreendedor Individual, Leis concedendo insenções diversas,...

O que falta hoje, no meu entendimento, é:

1.
Foco. Nas nossas universidades, praticamente cada pesquisador faz o que quer, desenvolvendo a linha que melhor lhe convém. Não há planos institucionais a serem seguidos e financeiramente suportados dentro de uma política geral planejada.

2.
Gestão. A ineficiência nessa área é brutal! Além disso, ainda se valorizam demais os papers publicados, enquanto que verbas direcionadas a projetos de inovação são frequentemente devolvidas, sem uso.

3.
Cultura. Isso passa por entender que a inovação é fundamental para a sustentabilidade empresarial e para o desenvolvimento do país.

Nesse sentido, defendo o modelo das incubadoras de empresas de base tecnológica, pois essas podem proporcionar os três itens acima com maior eficiência.

Um comentário:

Anônimo disse...

10
Acrescentaria:
Planejamento, ou seja, inovar o que necessita ser inovado. Vejo muita coisa pesquisada no momento errado, ou puramente por curiosidade.
Qual a necessidade e não qual o problema.