terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Taylor, hoje

A seguir, vou descrever alguns princípios básicos do Taylorismo, próprio para a era da chaminé, mas, certamente, totalmente descabido para empresas 2.0!

E a pergunta que fica é: por que, então, ainda se implementam nas empresas 2.0 métodos, técnicas e sistemas de gestão que são próprios da mentalidade Taylorista?

"Para Taylor, uma vez estabelecida e mapeada cada parte do processo produtivo, a empresa necessita apenas de um ser humano com competência o suficiente para a realização daquela tarefa específica. Se a tarefa, por sua vez, consta somente de apertar um determinado parafuso, não há portanto a necessidade de que o indivíduo que esteja encarregado de realizá-la possua qualquer conhecimento ou aptidão para além disto. Dependendo da tarefa, esta pode até mesmo ser realizada por mulheres, crianças, pessoas aleijadas das mais diversas formas ou mesmo cegos".

Ainda segundo Taylor, "o treinamento do trabalhador deve visar que este execute suas tarefas do modo que a sua gerência indique, obedecendo sempre sem questionamentos quanto à finalidade de suas tarefas, simplesmente devendo ficar atento às ordens recebidas de seus intrutores".





- Posted from my iPhone

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcos,
Linha de produção deve existir, cultura do emprego. Linha de Inovação também,cultura da percepção. o ponto hoje é como fazer, este apertador de parafuso, ser considerado no processo como um pensador???
É aí que o processo, entra em "parafuso"