quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Mais sobre conteúdos na web


Há muito tempo, aqui no blog, tenho falado sobre a questão dos conteúdos e da inviabilidade de só haver conteúdos gratuitos na web, o que eventualmente comprometerá a qualidade dos mesmos.

Tenho abordado também os posicionamentos do Murdoch (NewsCorp, Fox, Sky, DirecTV, MySpace, New York Post, etc.etc...), que passou a ser pró-conteúdo pago.

É OBVIO!!! Quem é do ramo da Internet, quer usar o conteúdo alheio e tentar atrair internautas para si. Porém, quem é do setor de produção de conteúdo, sabe o quanto custa manter um time qualificado de jornalistas, redatores, repórteres, etc...

Veja, agora, o mais novo posicionamento da Google, limitando acesso gratuito a 5 notícias por dia.

E isso já vem em cima do que a Google já havia feito no final do ano passado, e que ela chamou de "primeiro click gratuito" para busca de notícias na web.

O que posso concluir a respeito disso é, apenas, a reafirmação do meu ponto de vista ("the same old thing") de que aqueles que possuem conteúdo qualificado têm um imenso poder na mão, o qual ficará cada vez maior! E de que segundo maior poder nessa área será dos provedores de infra-estrutura para banda extra larga. E, na rabeira, estarão os intermediários (aqueles que compram o conteúdo de terceiros e os repassam aos clientes, através de infra antiquada, precária, limitada a poucos serviços).

Adicionalmente: novos modelos de negócios precisarão ser criados, pois (e agora, sem medo de ser repetitivo...) conteúdo de elevado padrão não se mantém de forma gratuita ou apenas com publicidade. E essa minha afirmação também está amparada no fato "conteúdo de elevado padrão" é algo de nicho, e voltado para pessoas do mesmo (elevado) padrão.

Como diz um conhecido meu, semi-alcoólatra: Quem beber berá...





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