sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Fortaleza, segundo Erikson



O alemão Erik H. Erikson, famoso na área da psicanálise, particularmente no estudo do "ego", trabalhou diretamente com a filha de Freud, chamada Ana, sendo ele mesmo um seguidor de Freud.


Erikson declarava que as pessoas são programadas a desenvolver algumas virtudes, ou seja, uma orientação ao bem e à evolução.


Uma das virtudes explicitadas por ele é a Fortaleza (que alguns chamam de força interior). Erickson dizia que quem é dotado ou desenvolve essa virtude tem plenas condições para reagir às adversidades da vida e alcançar os objetivos estabelecidos.


E Erikson explica que o desenvolvimento dessa virtude depende de fatores psicossociais, sendo cada um relacionado com cada fase da vida humana.


Em cada período da vida, o ser humano desenvolve virtudes que lhe permitirão enfrentar as agruras e dificuldades. E como esses períodos são também psicológicos e sociais, o ambiente e as interrelações pessoais (por exemplo, com a família, os colegas de trabalho e os amigos) são determinantes na formação dessa virtude.


Para aprimorar a virtude da Fortaleza, Erickson diz que é necessário que a pessoa encontre propósitos para a sua vida, desenvolva conhecimentos (especialmente sobre si mesma), treine a sua disciplina e consiga desenvolver relações humanas construtivas.


"Desenvolver relações humanas construtivas
é fator indispensável ao aprimoramento da Fortaleza".


Trata-se de uma ação contínua, para a vida toda. Mas que vale a pena, pois só assim é que a Fortaleza pode ser aprimorada.


Nenhum comentário: