quinta-feira, 7 de maio de 2009

O que virá a ser a Web 3.0?


Berners-Lee (o pai da Web), James Hendler e Ora Lassila escreveram, na revista Scientific American do mês de maio de 2001, um artigo que propunha a chamada "Web Semântica" (hoje conhecida como "Web 3.0").

No início do texto, eles descrevem a Web Semântica com o seguinte exemplo:

O caso de Pete, um filho que busca na Internet, através de seu "agente" (um software robô), alternativas para a fisioterapia de sua mãe.

Dispondo previamente de uma série de dados de Pete (seu endereço, seus horários, o seguro-saúde de sua mãe, etc), o agente busca na Web as informações relevantes (lista de médicos credenciados, suas agendas, etc) e, em alguns minutos, oferece uma lista de opções para que ele escolha a que mais lhe convém.

Não plenamente satisfeito com a primeira lista, Pete pede que o agente refaça a busca de acordo com as restrições por ele estabelecidas. Desta vez, a solução oferecida é satisfatória e com algumas ações simples. Pete muda parte de seus compromissos, obtém a aceitação do agente de Lucy (sua irmã, com quem irá dividir as idas à fisioterapia da mãe) e acerta a agenda.

Com esse exemplo, os autores pasaram a propor uma "nova Web", que é hoje motivo de muitas discussões e desenvolvimentos.

A Web Semântica é tida como o futuro da Internet.
Nela, um componente central é a linguagem XML, que permite descrever semanticamente os dados a partir de categorias que o próprio usuário pode definir.



Mais sobre o tema, aqui.

Um comentário:

ernajos disse...

A web 3.0 será a rede dos robôs?

vide matéria:
http://www.dicas-l.com.br/conhecimento_em_rede/conhecimento_em_rede_20090407.php