domingo, 3 de maio de 2009

Intromissão e invasão de privacidade Vs. Confiança e segurança

Hoje, somos abordados por muitas pessoas nas ruas, cruzamentos e semáforos: são distribuidores de panfletos, vendedores de balas, malabaristas de esquina, lavadores de vidros, pedintes...

Outro dia, como decidi por não abrir a janela, fui agredido verbalmente por uma pessoa que batia na janela de meu carro e me taxava de "preconceituoso com relação aos aidéticos". Preconceituoso, eu?!!! Porque não abri a janela do meu próprio carro, para alguém que eu não conhecia?!! E, ainda por cima, eu teria que "adivinhar" que a pessoa era portadora do HIV?

Coisa semelhante ocorre com os tele-operadores que nos ligam perguntando se queremos trocar de operadora de telefonia, ou trocar de cartão de crédito, ou aumentar a nossa taxa de conexão à Internet. Ou, ainda, se desejamos contribuir para a Legião da Boa Vontade, ou outra instituição filantrópica. Horários preferidos para essas chamadas? Almoço ou jantar, é claro! Outro dia, ao ser interrompido por uma ligação dessas, durante um curto intervalo de almoço, disse de imediato que não estava interessado em qualquer oferta, quando a moça, de forma bem irritada, questionou-me muito agressivamente se eu nem ao menos iria ouvir o que ela tinha a oferecer. Vem cá!... Ela é que invade o meu horário de refeição, na minha casa, sem a minha autorização, e eu é que ainda tenho que ser agredido, se não desejo (ou não tenho tempo para) ouvi-la?!!!

Um tipo adicional de intromissão, ou de invasão à privacidade, são os SPAMs. E os vírus. E tudo mais que interfere no nosso computador ou na nossa rede, sem a nossa autorização. O fato é que essas coisas amolam e causam insegurança aos usuários. De fato, algo precisa ser feito com urgência, pois do contrário as pessoas se restringirão ao uso mínimo das tecnologias, o que não é o desejado, por ninguém.



A Microsoft, agora, está com essa preocupação (com respeito à segurança) na sua pauta de assuntos importantes. Vamos ver no que isso dá, pois a iniciativa, apesar de já chegar tarde, é muito boa! Leia aqui.


Um comentário:

Anônimo disse...

Já esta tramitando no estado do Pr, em jé Lei em SP. O bloqueio do numero aos Call\Contact Center.
Desta forma é só cadastrar-se que não deseja ser importunado e nenhuma "operadora" poderia ligar oferecendo serviços. Diminuiu e muito em São Paulo este tipo de abordagem.