sábado, 28 de março de 2009

Soluções criativas para novos e-problems

Ainda há muita gente que trabalha com TIC que, quando pensa em SEGURANÇA, imagina FIREWALL e ANTIVÍRUS.

É claro que são coisas fundamentais, mas o discurso precisa ser ampliado, pois hoje há outras preocupações também importantes, como a questão dos DIREITOS AUTORIAIS, da PIRATARIA e da PRIVACIDADE.

São questões de abordagem difícil. Os direitos autorais passaram a ser um sério problema depois que criaram o copy-and-paste. A pirataria, de uma maneira geral, faz sucesso (se não concorda com isso é porque provavelmente faz tempo que você não vai ao centro de sua cidade. Os camelódromos piratas estão em todas as capitais!).



E a "quebra" de privacidade é, muitas vezes, autorizada por nós mesmos, nos localizadores por GPS, nos cookies, nos aplicativos que nos dão algo em troca às custas de lhes fornecermos informações sobre quem somos ou onde estamos. E se há pirataria é porque o que se oferece ainda é, de alguma forma, visto como vantajoso.



Acabo de encontrar este site, que possui um mecanismo de busca para músicas e vídeos. Alega que já possui 75 bilhões de MP3! Testei e verifiquei que tem todas as principais características que levam um produto ou serviço ao sucesso: é simples, rápido e gratuito. Mas... É pirata!

Para finalizar, creio que, daqui para frente, estarão cada vez mais na pauta de quem trabalha com TIC (e, em especial, com SEGURANÇA) esses três assuntos: DIREITOS AUTORIAIS, PIRATARIA E PRIVACIDADE.

Derrubar um
site como este, do fizy, não resolverá o problema. Corta um aqui, pipoca outro ali. Entendo que essas coisas só serão resolvidas com soluções criativas (como foi feito com o Creative Commons, na área dos direitos autoriais) e com melhores modelos de comercialização.


Nenhum comentário: