terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sucesso é...

Há várias definições de sucesso, sendo que essas podem variar muito dependendo da cultura.

Para mim, sucesso é, simplesmente, dar o melhor de si, dentro da capacidade de cada um para aquilo.

Foram os Americanos que incutiram a idéia de que o que importa é somente o placar final: quem tem o mais alto, é o vencedor; o outro, é o perdedor (o "loser"). Isso é absolutamente perverso, é totalmente desumano (e depois ainda falam de "fair play"!).

Para mim, o ideal seria um torcedor entrar no final de um jogo, não olhar o resultado e não conseguir distinguir que time terminou com o maior placar. Todos saem do campo de cabeça erguida (as torcidas inclusive), pois se sabe que cada jogador deu o melhor de si.

Mais importante do que a chegada é o caminhar, cada um usando ao máximo os seus talentos, cada um buscando sempre praticar "a obra bem feita"!



Um comentário:

Anônimo disse...

Marcos,
Profunda a reflexão.
Concordo plenamente.
Numa partida, a exemplo,,mas deveria valer a vibração com as belas jogadas, estratégias, passes perfeitos, os gols fantásticos, do que o resultado em si. Independente de quem o fez a "obra", vale a emoção do admirar.
Acontece que somos educados a valoriozar apenas o tempo do sucesso, o momento e nada mais.
Sucesso, não é da pessoa. Ele é do tempo. dificilmente se repete. apenas pode ser registrado. Um nadador, pode vencer vários recordes, porém logo um mais novo o pega. Os duradouros só o são, devido as condições dos critérios. Naquele momento a temperatura da água, umidade etc, favoreceu. Uma sorte.
Ninguém é um sucesso em tudo, logo, todos tem seu sucesso. Acredito que o reconhecimento de um sucesso de fato é como voce escreveu. é a coletividade.
:o)