domingo, 4 de outubro de 2009

Me, myself and I


Como não pude assistir "ao vivo" aos discursos de Obama e de Lula, disputando a sede das Olimpíadas de 1016, fui posteriormene buscá-los na Internet.

A fala de Obama é barbaramente egocêntrica! Preste atenção em quantas vezes ele pronuncia a palavras "I" e "my". Mais de 20, certamente! Aliás, ele já começa a sua fala com um "I come here".

Veja, em seguida, quando ele começa a efetivamente defender a candidatura dos EUA para as Olimpíadas de 2016: acho que já haviam passado uns 4 min de discurso (quando ele diz que os Americanos são melhores gestores).

E como ele conclui o discurso? Da mensma forma: com um "NÓS queremos que vocês votem em NÓS".

Na fala de Lula, por outro lado, ele não se vale da primeira pessoa, senão em "meu país" e em "meus amigos". E, ao contrário de Obama, logo no início ele já entra com dois excelentes argumentos pró Brasil.

É só clicar sobre os dois links acima, para comprovar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoa, tudo tem vários angulos de comparação\crítica, figuras de linguagem.
Parece-me que o Lula tava mais desocupado e com tempo para algo que inspira a mais marketing do que resultados duradouro e contínuo que uma olimpiada não trás pois é de momento.
O Obama tá realmente com muitos mais problemas. O que ambos deveriam dizem seria O Brasil\USA os Brasileiros\Americanos.
Mudando de assunto, mas falando de governantes.
Um país deveria ser medido por outros índices:
Muros não erguidos em condomínios fechados=Feudos, índice de medo da população etc e não de uma festa de poucas semanas. O Brasil tem dinheiro para isso, mas deveria ser a prioridade?(outro índice?)Mas política não é o meu negócio.
Um abraço amigo