Igualmente ricos, mas completamente diferentes
No final de semana, assisti a um programa em que foram entrevistados, por alunos universitários de Nebraska, Bill Gates (o homem mais rico do planeta) e Warren Buffet (o segundo homem mais rico, embora já tenha sido classificado pela Forbes, em 2008, como "o mais rico") .
Foi impressionante perceber a diferença de pensamento, preparo e postura de cada um dos entrevistados.
Buffet é um homem de horizonte amplo, sendo letrado, culto, bem humorado e perspicaz. Declarou que dedica a maior parte de seu tempo com a família, lendo e pensando sobre o desenvolvimento das empresas, dos países, do planeta. Disse que trabalha de forma descentralizada, confiando na sua equipe. E que não é obsecado em ler mensagens de e-mail.
Gates, por outro lado, tem horizonte bem estreito, sendo totamente focado na Microsoft. Nada de letrado, nada de culto. Alegre, mas não consegue fazer qualquer graça de forma espontânea. Precisa que alguém conte algo que seja engraçado, para que ele possa rir. Declarou que passa uma semana apenas, por semestre, para ler e pensar sobre outros assuntos, que não sejam aqueles diretamente relacionados ao desenvolvimento de software. Disse que a Microsoft tem controles rígidos sobre seus empregados, sempre medindo a produtividade desses. E que passa um bom tempo lendo e enviando mensagens de e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário