quinta-feira, 19 de junho de 2008

Monólogo já era. A era é do diálogo.

Penso que marketing será cada vez mais entendido como diálogo, e não simplesmente como monólogo.

Além disso, com as tecnologias hoje disponíveis, já não se pode mais pensar em comunicação puramente assíncrona. Explico:

No meu entendimento, o melhor da Internet é a possibilidade que ela oferece para as pessoas se comunicarem (nesse sentido, basta olhar para o estrondoso sucesso das redes sociais!).

Nos sistemas tecnológicos voltados à comunicação, há os que possuem características assíncronas, como e-mail, fóruns e blogs. E há as formas síncronas, que são caracterizadas pela simultaneidade, como chats, VoIP e videoconferências.

É certo que a comunicação assíncrona possibilita uma maior reflexividade, realçando mais a distância. Por outro lado, a comunicação síncrona é mais espontânea e propicia uma sensação de maior proximidade.

Assim, as duas são importantes! No entanto, as empresas ainda projetam seus sites de forma puramente assíncrona e fazem seus planos de marketing na filosofia do monólogo!



(PS - por favor, acreditem que isso é verdade, pois de "monólogo" eu entendo como ninguém!)


Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito !