terça-feira, 6 de maio de 2008

Gadget >> Celular

Muitas pessoas que desejam adquirir uma câmera fotográfica, ainda estão se dirigindo às lojas especializadas em equipamentos de fotografia. Outras, já vão diretamente às que vendem aparelhos celulares.

Nessa linha, pergunto: por que as pessoas insistem em comparar o iPhone a um aparelho celular?


Vejo que, antes de celular, o iPhone é um gadget. E, como tal, é espetacular em termos de design e usabilidade.

Note-se, ainda, que a Apple também pensa assim, pois recentemente abriu a possibilidade de que desenvolvedores produzam aplicativos para o gadget iPhone.

Assim, a voz deveria ser encarada como "mais uma" funcionalidade. E, quando lançarem o iPhone 3G (talvez isso ocorra na Apple´s WWDC08, conferência que acontecerá em junho, na cidade de São Francisco - CA), as funcionalidades do gadget aumentarão ainda mais.

O fato é que as pessoas vão querer cada vez mais Serviços (on-line) de Valor Adicionado e Aplicações (acesso atualizado a notícias, jogos, cotação da bolsa, previsão do tempo, etc. etc.) do que simplesmente serviços de telecomunicações.

Quanto a isso, veja essa definição da Anatel:
Serviço de Valor Adicionado (SVA) é a atividade que acrescenta a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte - e com o qual não se confunde - novas utilidades relacionadas ao acesso, ao armazenamento, à apresentação, à movimentação ou à recuperação de informações. O SVA não constitui serviço de telecomunicações, classificando-se seu provedor como usuário do serviço de telecomunicações que lhe dá suporte, com os direitos e deveres inerentes a essa condição. É assegurado aos interessados o uso das redes de serviços de telecomunicações para prestação de serviços de valor adicionado.

Nenhum comentário: