segunda-feira, 5 de maio de 2008

Inovação conservadora

É impressionante como alguns profissionais, embora tenham passado a utilizar novas tecnologias de informação e telecomunicações, ainda permanecem com as suas práticas tradicionais de trabalho.

Ainda há vários sites de notícias que são simplesmente reproduções do que os jornalistas escreveram para a mídia impressa, não tirando, deste modo, proveito do que a web pode oferecer.

Da mesma forma, com a maior disponibilidade de tecnologias em sala de aula, já não se admitem mais aqueles professores que "dão" as suas matérias em uma pedagogia frontal, baseada na aula tradicional.

Textos, sons, gráficos e imagens podem ser repassados aos alunos, por exemplo, via e-mail ou postados em blogs e sites.

O professor, de hoje, deveria ser o que orienta, criando situações e auxiliando o aprendiz, sem ser o especialista que transmite o saber nem o guia que propõe a solução para um problema.

Uma explicação para esse fenômeno é o fato de a nossa capacidade de adaptação ser, muitas vezes, mais lenta do que a evolução tecnológica.


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