quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Document Freedom Day

Você já parou para pensar na "prisão tecnológica" que existe ao utilizar qualquer programa de computador para registrar qualquer documento seu?

Seja um texto, uma planilha eletrônica, uma apresentação eletrônica..., acabamos "aprisionados" pelo software que utilizamos para elaborar esses dados. Por não existir um formato padrão de documentos acabamos obrigados a viver em "ilhas" de usuários que utilizam o mesmo software. Corporações se vêem obrigadas a adquirir licenças de software de somente um determinado fornecedor para permitir a troca e colaboração de documentos entre seus funcionários.

Esse ambiente acaba por propriciar o aparecimento de um monopólio (leia-se Microsoft...) no mercado de softwares o que inibe o aparecimento de novos players neste mercado que poderiam trazer grandes inovações nas tarefas de elaboração de documentos.

O Dia da Liberdade dos Documentos (DFD, Document Freedom Day) é um dia
internacional para Libertação de Documentos com ações de base no
sentido de promover Formatos de Documento Livres e Padrões Abertos em
geral e acontecerá no dia 26 de março.

Importante destacar que o movimento defende um formato livre para documentos e não tem nada a ver com software livre. Não quero aqui entrar na polêmica de utilização e implantação de softwares livres, onde existe muita paixão e muitos argumentos nesta guerra entre software livre x software proprietário. Quero somente produzir conteúdo de forma padrão que possa ser acessado por software livre, software proprietário, em Windows, em Macintosh, em Linux sem passar por processos (que nem sempre funcionam corretamente) de conversão de padrões de documentos proprietários.

Em resumo, o que interessa é o produto e não a ferramenta utilizada para produzir esse produto.

Um comentário:

Marcos de Lacerda Pessoa disse...

Excelente esse "post"!

A pergunta que eu faço é a seguinte: existiria algum organismo internacional com autoridade para elaborar e publicar "formatos padrão" para documentos?