quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Uma coisa é uma coisa...

Fala-se muito do que diferencia a mídia tradicional da Internet.

Entretanto, essa análise é relativamente simples de ser feita, pois a web, além da sua velocidade, possibilita interatividade (Web 2.0), personalização por (e pelo) usuário, e oferece uma fenomenal "memória" on-line. Além disso, o "hipertexto" (isto é, a característica de se poder clicar sobre um link, e, deste modo, "navegar" em um texto) é uma vantagem inigualável que a Internet nos possibilita.

Mas qual seria a diferença entre, por exemplo, um website de notícias e outro website de notícias?

Extra! Extra!...

Como o fator tempo (isto é, o "furo" de reportagem) não existe mais na Internet, pois na rede todos acessam a mesma informação praticamente de forma instantânea e simultânea, entendo que a grande diferença está na maneira (formato + conteúdo) como um determinado assunto é apresentado.

Com respeito ao formato, há sites que aproveitam as potencialidades da Internet para inovar, enquanto que outros apenas se limitam a copiar e colar textos (incluindo, eventualmente, algumas fotinhos) que são coletados das Agências de Notícias (em outras palavras, seguem o mesmo modelo adotado nas mídias tradicionais).

Quanto ao conteúdo, refiro-me aqui à forma em que a história é contada. E é isso que vai efetivamente diferenciar um site de outro, ou um blog de outro.

Sempre se pode, por exemplo, oferecer algo que:

- seja mais agradável para determinado público;

- explique a imagem de uma foto de maneira mais interessante;

- contenha hyperlinks, através dos quais o leitor, que desejar, possa se aprofundar naquele assunto;

- facilite o acesso a vídeos, a fotos passadas, a comentários diversos sobre o tema que está sendo abordado;

- cruze dados, fatos e opiniões, proporcionando ao leitor uma riqueza muito maior de informações;

- contenha comentários e opiniões por parte do responsável pela informação, com base nas suas próprias experiências de vida;

- abra novos horizontes para os leitores, propondo desafios intelectuais e estimulando a reflexão em torno de diferentes temas; e

- permita (é claro!) com que os leitores comentem e interajam de diferentes maneiras com quem produziu a informação.

Sites assim trazem "um plus a mais" para os leitores, fazendo a diferença no universo virtual! Os demais, simplesmente tentam reproduzir, virtualmente, os velhos modelos utilizados no mundo físico.

Como diz o "velho deitado":

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Nenhum comentário: