sábado, 28 de junho de 2008

Tecnologia e sociedade

Por muitos e muitos anos, dediquei-me a estudar (e em seguida a trabalhar com) tecnologia.

Depois, passei para a gestão de tecnologia (isto é, a viabilização de empreendimentos de base tecnológica).

Agora, em um blog que trata de "tecnologia", sinto-me bem mais atraído a falar a respeito da gestão da vida daqueles que trabalham com tecnologia. E sobre a influência da tecnologia no dia-a-dia das pessoas, nos seus comportamentos, nas suas formas de pensar e de fazer.

Nesse sentido, entendo que a tecnologia é essencial para o nosso dia-a-dia ser facilitado, mas muitas pessoas transformam o que era para ser simplesmente um meio em uma essência, e, deste modo, acabam se isolando.

Sobre isso, fico pensando se a culpa disso é do computador ou da pessoa?

Dizem que "armas não matam pessoas, pessoas matam pessoas". Certo! Mas "como" as pessoas matam? Certamente, em muitas situações, com armas! Portanto, se estas não estivessem tão disponíveis, talvez houvesse menos violência.

Transportando agora esse mesmo raciocínio para o campo tecnológico, não é que eu ache que a tecnologia deva estar "menos disponível". É claro que não! Mas, certamente, o homem deve controlar seus instintos tecnológicos, e, por livre decisão, desligar ou deixar alguns equipamentos de lado, nem que seja por poucos minutos, durante os finais de semana.

Em sua casa, é só você experimentar desligar a TV durante as refeições para assistir, em pouco tempo, o diálogo familiar evoluindo muito em qualidade e quantidade, ao vivo e à cores. Ou tentar estimular seu filho a desligar o MSN e ir jogar bola com os amigos, para ver o menino progredindo imensamente em termos de comportamento e relacionamento interpessoal. Ou, ainda, sair um pouco da frente do computador, no seu trabalho, e promover uma reunião onde as pessoas possam trocar informações umas com as outras, e interagir frente à frente, para ver o relacionamento geral melhorando, boas idéias sendo propostas e novas soluções sendo buscadas.

E agora vou lhe contar um segredo. De início, sei que você vai duvidar do que vou lhe dizer em seguida; mas acredite, pois é verdade! Aqui vai o segredo:
"você não vai morrer se ficar por meia hora sem ler seu e-mail". Pode tentar! Garanto que não há perigo de vida! Como resultado, prometo que você acabará trocando sua persona virtual pela sua persona real (que é infinitamente melhor e mais rica!).

E, ao cair na real, talvez você até passe a me ajudar, comentando e contribuindo com a sua humanidade neste blog.

Finalmente, eu lhe desejo, neste final de semana, muitos abraços e um (apenas um!) aperto de mouse!
.

2 comentários:

Unknown disse...

Texto totalmente pertinente. Visto que a tecnologia deveria ser usada apenas para o desenvolvimento humano (geral) e não para satisfação pessoal. É necessário rebuscar o princípio de engendrar soluções para melhorar a vida da sociedade, não apenas para ganhar estrelinhas ao final de cada descoberta.

Unknown disse...

Marcos

Gostei muito do texto, pois ele nos traz à reflexão sobre o nosso modo de pensar, agir e interagir com as pessoas diariamente. Da forma que hoje vivemos, podemos facilmente sermos conduzidos por esta avalance de informações e diversidade de mídias que, sem percebermos, estamos utilizando um cérebro paralelo que responde em função deste consumismo de tecnologia.

Um abraço,
Catine