terça-feira, 18 de março de 2008

Poucos bits, por favor! (uma reflexão)

Dá-se o nome de subsunçores às estruturas cognitivas que permitem relacionar conhecimentos prévios aos novos que o indivíduo ainda irá adquirir.

David Ausubel compara os subsunçores com âncoras, pois são neles que os conhecimentos novos irão se interligar ("ancorar"), fazendo com que conceitos (até os aparentemente não relacionáveis) sejam apreendidos de forma significativa.


E se essa "ancoragem" não pode ser feita, porque a "a água é rasa" (isto é, "superficial"), então a aquisição do conhecimento passa a ser puramente mecânica.

O fato é que, hoje, não há mais o desejo por conhecimentos que sejam minimamente elaborados. A preferência é, sempre, por coisas simples, de poucos bits, que não requeiram muito uso da cabeça.

Responda rápido: você prefere sentar na frente da TV com uma tigela de pipoca nas mãos e assistir ao Big Brother 8, ou desligar a TV e se aventurar em um livro de 500 páginas sobre a Teoria Ausubeliana da Psicologia da Aprendizagem?

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcos;

Muito bom o material do Blogg.
O conhecimento pode nos aprisionar. A nossa civilização vem aumentando a potência da lâmpada do poste para descobrir uma saída. Assim fazemos mestrados, doutorados e pós-doutorados. O que não enxergamos é que estamos apenas iluminando melhor uma mesma área de cognição. Na verdade a mesma que nos trouxe até aqui juntamente com as nossas dificuldades.

Medite. Controle a sua mente e encontre um espaço de liberdade ainda não iluminado pela nossa civilização ( forma de ver o mundo ).

Abraços;

Milton