quinta-feira, 19 de abril de 2007

Questão de sobrevivência

The Long Tail é o título de um livro escrito por Chris Anderson, que fala sobre o que os CIO's (Chief Information Officers) de hoje têm feito, considerando que a maioria deles está encarregada de manter o que existe, para que a empresa onde trabalham não pare.


O fato é que o planeta está cada vez mais funcionando on-line e em regime 24x7, o que faz com que os CIO's tenham uma tarefa progressivamente mais árdua de manter todas as coisas sempre no ar.

Por outro lado, o planeta continua girando e as coisas vão evoluindo rapidamente, com novos produtos e serviços sendo lançados a cada momento. Isso faz com que os empresários esperem que os CIO's sejam inovadores, mas quem consegue ser, quando a maior parte do tempo dos CIO's precisa ser gasta para manter as coisas de pé?

Nesse contexto, as novas e mais leves empresas têm uma vantagem competitiva, pois conseguem transformar o "I" de Information em "I" de Inovation (até, é claro, que seus CIO's também entrem na rotina da manutenção).

Este outro livro, de Karl D. Shubert, é um manual de sobrevivência.


Com ele, talvez os CIO's sobrevivam ao estresse por que passam. Mas a conclusão é de que as empresas, se não conseguirem alocar diferentes profissionais para executarem as funções de manutenção e de inovação, talvez não tenham a mesma sorte.

Veja mais sobre esse assunto aqui.

Nenhum comentário: