domingo, 19 de agosto de 2012

Tempos Modernos


Enquanto o Google tem novo QG em Londres, está em construção a nova sede da Apple na Califórnia.

O que se nota é que os dois locais parecem mais clubes do que locais para se trabalhar!

De fato, as direções das duas empresas querem romper com a imagem que as pessoas cultivam acerca do "local de trabalho" nos últimos 250 anos, desde o começo da Revolução Industrial, que mais se assemelha a uma fábrica ou ao modelo de escritórios.

A fábrica --a despeito de sua modernidade técnica, como mostrou Charlie Chaplin em Tempos Modernos--, acabou estigmatizada como o locus da desumanização do indivíduo. O escritório, por sua vez, apesar dos confortos materiais que representam uma evolução gigantesca em relação à fábrica, acaba hoje sendo visto de maneira caricata: é o lugar onde vamos para cumprir metas e não exatamente para pensar e criar, verdadeiros objetivos do trabalho na Economia do Conhecimento.

Com o tempo, muitas empresas deverão seguir a tendência apontada por Apple e Google, se quiserem atrair e reter talentos.

As que não seguirem e insistirem em permanecer como mosteiros medievais --inorgânicos e desconectados da vida real da imensa maioria das pessoas-- perderão espaço e só conseguirão manter em seus quadros as pessoas que já não foram absorvidas pelas empresas de nova geração.

Para finalizar: especialmente a Geração Y não permanecerá mais em ambientes que continuarem com a cara e a mentalidade da Revolução Industrial!


.

Nenhum comentário: