quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Se Kotler falou, está falado!...



Philip Kotler fez uma palestra no HSM ExpoManagement 2010.

Kotler defende uma visão “humanizada” da comunicação e dos negócios, o que ele chama de Marketing 3.0: marketing centrado em valores (não em produtos ou em clientes).

As empresas devem se preocupar com o planeta, contribuindo para um mundo melhor. Não basta serem lucrativas e eficientes, têm que se preocupar com os outros. As empresas têm que ter causa e propósito, colaborando para darem um sentido na vida de seus funcionários, fornecedores, acionistas, clientes.

Alguma coincidência com o que vimos dizendo há anos?

Para quem tem acompanhado o nosso trabalho profissional, tem visto que o nosso discurso (inclusive com os mesmos termos), o nosso propósito e as nossas ações têm se pautado EXATAMENTE NISSO. Nem sempre, entretanto, com o devido apoio. Primeiro, porque não podemos nos comparar com o prestigiado Kotler (nem de longe!); depois, por vivermos em uma sociedade hiper-consumista, hiper-hedonista, hiper-pós-moderna, como a nossa, que só se preocupa com o próprio umbigo. Falamos sobre isso em uma palestra que demos no ano passado, e que teve como título "Sociedade Quinária".

Talvez agora, com o guru Kotler falando o que já temos pregado há muito tempo, passemos a ser mais ouvidos...

Kotler também diz que as empresas vendem experiências e não produtos ou serviços. Tudo isso também já dissemos. Só chamamos de "x.0", enquanto Kotler usa a denominação "3.0". Esses conceitos, à propósito, estão no livro "Projeto BEL: a COPEL Telecomunicações pensada estrategicamente, em equipe", impresso em dezembro de 2008, particularmente no Capítulo 1 - "BEL: a COPEL Telecomunicações na era x.0".



Nenhum comentário: