Inovação aberta: necessária?
A Apple é fantástica por vários fatores, como por compreender que a inovação deve ir além do produto. Ela inova nos serviços, no design, no marketing, nas apresentações dos novos produtos,...
O fato é que a inovação está no DNA da Apple. E isso é dificílimo de ser obtido, significando o mais elevado nivel de maturidade em termos de inovação empresarial, sendo extremamente complexo para outras empresas alcançarem tal façanha, pois isso demanda "formar uma cultura", o que requer muito tempo e um esforço contínuo, de toda a empresa.
Quem empreende inovação precisa ser uma apaixonado pelo que faz. E isso, quando alcançado, passa a ser naturalmente transmitido aos usuários. Os usuários dos produtos Apple são, definitivamente, apaixonados pelos mesmos.
Inovação aberta? Atualmente, fala-se muito sobre isso. No entanto, a Apple, empresa que considero ser o verdadeiro ícone da inovação no planeta, não tem nada de "aberta"!
Está certo que a Apple é uma organização diferenciada, única, mas o fato de ela não fazer "inovação aberta" demonstra, na prática, que não é necessário que se abra o processo de inovação em uma empresa, para que sejam gerados produtos e serviços excepcionais.
E ressalto, mais uma vez, que a Apple é dificilmente reproduzível, imitável, copiável...
Nenhum comentário:
Postar um comentário